DIÁLOGO INTERCULTURAL: DESAFIO DA INTERCULTURALIDADE



Em qualquer situação de interação intercultural, dois ou mais grupos levam consigo repertórios de conhecimento disponíveis e é no contato entre eles que produz o espaço no qual negociam as interpretações do mundo. Portanto a chave da comunicação intercultural é a interação com o diferente, com tudo aquilo que, de forma objetiva ou subjetiva, se percebe como diferente, seja qual for o motivo da diferença: raça, gênero, classe social, preferência sexual, etc. 
O Relatório mundial da Unesco de 2009,  que teve como tema “ Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural” apontou que o diálogo intercultural requer o empoderamento de todos os participantes para que exista a interação sem a perda da identidade pessoal ou coletiva. 
O êxito do diálogo intercultural não depende tanto do conhecimento dos outros, mas sim da capacidade de ouvir, da flexibilidade cognitiva, da empatia, da humanidade e da hospitalidade.  A promoção do diálogo intercultural está relacionada em grande medida com a abordagem de identidade múltiplas.
 Não se deve encarar o diálogo como uma perda do próprio, mas como algo que depende do conhecimento que temos de nós mesmos e da nossa capacidade de passarmos de um conjunto de referências a um outro. E portanto, o diálogo cultural só pode existir à medida que a comunicação intercultural tenha sentido ao sujeito.

Comentários

  1. O blog nos mostra que o grande desafio da interculturalidade, é mediar os conflitos existentes entre as diferentes culturas, consientizando os mesmos de que o diálogo não é definido em que sabe mais ou menos, em quem perde ou ganha ,mas sim em aprender a ouvir outro , respeitando as diferenças seja elas de classe , raca , gênero etc.

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  2. Que blog!!!! Explicativo e extremamente objetivo. Esse diálogo intercultural é o que deseja as marcas atuantes no mercado. Lendo seu post pude perceber que várias das características dessa conversa que une as diferenças é o que propõem as empresas. Cada vez mais buscam abranger em suas propagandas tudo o que faz do outro diferente, na verdade, as diferenças são o ponto forte do marketing que as marcas fazem. Pretendem alcançar o maior número de pessoas que pensam, comportam-se e encontram-se em contextos distintos para que possa ser estabelecido identidades múltiplas, tornar o produto uma referência da diversidade.

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