INTERCULTURALIDADE E O MULTICULTURALISMO
Maria Ferrari afirma que interculturalidade significa a relação entre
pessoas de distintas culturas e, na verdade, ela se produz desde os inícios da
humanidade, à medida que as pessoas de culturas diferentes se relacionaram ao
longo da história.
Para entender melhor separamos os conceitos de
multiculturalismo e interculturalidade. Rodrigo Alsina(1997) entende por
multiculturalismo a coexistência de distintas culturas em um mesmo espaço real,
midiático ou virtual. O multiculturalismo marcaria o estado, a situação de uma
sociedade plural a partir do ponto de vista de comunidades culturais em
identidade diferentes.
Já o conceito de Interculturalismo, segundo Barbosa e
Veloso (2007) enfatiza o oposto: que a ‘comunicação’ entre os diferentes que
habitam em um mesmo espaço ao mesmo tempo se dá pela necessidade do
estabelecimento de uma base comunicacional comum, a partir de sua mútua
compreensão a respeito do que, naquele determinado contexto, deve ser o centro
da comunicação. No caso específico das empresas
transnacionais, o que está no centro da
comunicação são os objetivos do negócio e a melhor forma de atingi-los .
Estrella Israel (apud Rodrigo Alsnin, 1977,p.20)
parte do pressuposto de que “é um fato que a realidade na qual vivemos é
multicultural, plural e diversa. Tentar que seja intercultural nos leva ao
desenvolvimento de dispositivos comunicativos interculturais.
Segundo Rodrigo Alsina (2008,p. 131) , a
“interculturalidade é um conceito relacional e, como tal, pode servir para
estabelecer pontes entre culturas disciplinas e teorias, porque a
interculturalidade é um olhar que busca o cruzamento com outras culturas, disciplinas
e teorias”.
Como exemplo de organização intercultural tem- se o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que funciona como elemento agregador regional dos países da América Latina e para que tenha êxito no seu comércio se torna necessário conhecer todos os fatores que atuam na sociedade globalizada, fatores esses que abrangem a cultura, economia, identidade e a própria comunicação regional.
Como exemplo de organização intercultural tem- se o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que funciona como elemento agregador regional dos países da América Latina e para que tenha êxito no seu comércio se torna necessário conhecer todos os fatores que atuam na sociedade globalizada, fatores esses que abrangem a cultura, economia, identidade e a própria comunicação regional.
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ResponderExcluirAdorei! O mundo está cada vez mais globalizado e diversas culturas estão se entrelaçando, e com isso, se as empresas querem vender seu produto ou serviço, é necessário que ela se conecte com esses diversos clientes, por isso o marketing de conteúdo, é importante nesse contexto. Pois através dele a empresa vai disponibilizar seu conteúdo, aquilo que ela prega e acredita, de modo a atrair e se relacionar com o público.
ResponderExcluirJúlia Andrade